sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mitos da Linhaça

1 - A semente marrrom é mais eficiente que a dourada?
    Não existem diferenças na composição dos dois tipos, já que as duas possuem os mesmos nutrientes e mantêm o mesmo potencial funcional e antioxidante. O médico especialista em nutrologia, Dr Danny Cesar Jume, mais conhecido como Dr Dieta, de Balneário Camboriú, SC, atesta que a única diferença entre elas é o local onde são cultivadas. " linhaça marron é típica da região mediterrânea e possui a casca mais dura e resistente. A linhaça dourada, por sua vez, está presente em áreas mais frias e possui a casca mais fina e o sabor mais suave que a marrom".


2 - A linhaça pode substituir algum outro alimento?
    Por ter um conteúdo natural de proteínas e azeite, pode ser comparada aos cereais. Mas, não deve ser consumida com o objetivo de substituir refeições. " A linhça é um complemento da alimentação que pode ser misturada em sucos, iogurtes, vitaminas, frutas e até mesmo no preparo de receitas especiais, como pães e tortas," acrescenta o Dr Jumes. O segredo é comer um pouco de tudo, para variar o cardápio e suprir as necessidades que o corpo tem.


3 - Crianças são proibidas de ingerir a semente de linhaça?
    Assim como qualquer alimento, existem restrições quanto à sensibilidade e à reação alérgica nos indivíduos. Porém, não existe uma idade mínima desde que a quantidade seja controlada, principalmente para crianças de até 12 anos, que não podem ultrapassar o consumo de uma colher de sobremesa ao dia, visto que uma das propriedades e auxiliar o funcionamento do intestino.l
    Já o Dr Credidio, recomenda o consumo a seus pacientes acima de uma ano de idade, a menos que necessitem de apoio respecial nutricional antes disso. "Crianças, adolescentes, adultos e até mulheres grávidas podem consumir. Na verdade, é recomendada a todas as pessoas que necessitam melhorar a imunidade e controlar o colesterol e o triglicérides".